Desemprego fica em 6,2% em junho, mostra IBGE.


 taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 6,2% em junho, segundo mostra levantamento divulgado nesta terça-feira (19). A taxa de junho é a menor para o mês desde o início da série, que teve início em março de 2002. Em maio, a desocupação ficara em 6,4%. No mesmo período do ano passado, a taxa fora de 7%.

O contingente de desocupados somou 1,5 milhão e ficou estável sobre maio. Em relação a junho do ano passado, registrou queda de 10,4%. A população ocupada atingiu 22,4 milhões de pessoas e não teve variação sobre maio. Na comparação com com junho do ano passado, foi verificada alta de 2,3%.
"Apesar do resultado positivo em junho, a gente ainda não conseguiu atingir o ritmo de crescimento que tínhamos antes da crise financeira do final de 2008”, disse Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE. "A gente tem um mercado de trabalho que não abre vagas, e que resulta em estabilidade na taxa de desocupação, que, no entanto, é a menor taxa para o mês de junho desde o início da série histórica.”
Quanto aos trabalhadores com carteira assinada no setor privado, o contingente chegou a 10,8 milhões e também não apresentou variação significativa sobre o mês anterior. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 6,2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário