Irmão do presidente do Afeganistão é assassinado dentro de casa


Ahmad Wali Karzai, irmão do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e um dos homens mais poderosos no sul do país em guerra, foi morto dentro de sua casa nesta terça-feira (12), informaram as autoridades locais.
“Confirmo que Ahmad Wali foi morto dentro de sua casa”, disse Zalmay Ayoubi, porta-voz do governador da província de Kandahar, onde Ahmad Wali Karzai viveu e foi chefe do conselho provincial.
Abdul Ghafar Sayedzada, chefe do departamento antiterrorismo do Ministério do Interior afegão, disse acreditar que o assassinato foi "provavelmente" trabalho de alguém do círculo íntimo da vítima. Um dos suspeitos é um segurança. “Parece que Ahmad Wali Karzai foi morto por um de seus guarda-costas. Não havia ninguém de fora envolvido”, disse Abdul Ghafar Sayedzada.
Ahmad Wali Karzai, em foto de abril de
2010. (Foto: Arquivo / Rahmat Gul / AP Photo)
Os talibãs, porém, reivindicaram o assassinato e afirmaram que este foi um de seus "maiores êxitos" em quase uma década de guerra. Um porta-voz talibã, Yusuf Ahmadi, declarou que o grupo extremista havia planejado recentemente o assassinato de Ahmed Wali Karza.
"É um de nossos maiores êxitos desde que começou a ofensiva (da primavera (hemisfério norte)). Recentemente havíamos encomendado a Sardar Mohamad que o matasse", declarou Yusuf Ahmadi. "Sardar Mohamad também morreu", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário