Chamado de 'homem invisível', chinês se camufla no ambiente para fotos


Muitos artistas fazem de tudo para serem vistos e reconhecidos por suas obras. No caso de Liu Bolin, quanto menos as pessoas o virem, melhor. Conhecido como o “homem invisível”, o chinês se especializou na arte da camuflagem e, graças à pintura em seu corpo, desaparece quase totalmente em fotos feitas desde 2009.


Em sua nova exposição, “Hiding in the City”, exibida atualmente na galeria Eli Klein Art, em Nova York, Bolin apresenta uma coletânea de seus melhores registros. Vestindo um sobretudo, o artista espera pacientemente que sua equipe pinte cada detalhe de acordo com o fundo que será utilizado em cada foto.
De uma parede repleta de celulares, um muro com grafite ou uma estante com pandas de pelúcia, o homem com “poderes” de camaleão quase desaparece diante dos olhos dos espectadores. Liu passa aproximadamente 10 horas até que uma de suas pinturas seja finalizada e a foto possa ser registrada.
Bolin explica que sua arte surgiu como protesto após a destruição da vila de artistas Suo Jia, em Pequim, em 2005. O local tinha uma das maiores concentrações de culturais da Asia. “Cada um escolhe sua maneira de entrar em contato com o mundo. Eu escolhi me misturar”, diz o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário