Especialistas recomendam interdição dos cemitérios públicos de Maceió.



Assim, no estudo "Avaliação da Contaminação das Águas Subterrâneas por Atividade Cemiterial na Cidade de Maceió", a pesquisadora Florilda Vieira recomenda a interdição dos antigos cemitérios da capital alagoana e a implantação de novos cemitérios a partir de avaliações técnicas e estudos.
Diante desta realidade, que é semelhante à de diversas outras cidades brasileiras, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabeleceu, através da Resolução 335 de 2003, critérios para adequação dos cemitérios. O documento, que dispõe sobre a licença ambiental, também rege sobre todos os procedimentos seguros para  enterramento e inumação dos corpos.

Apesar de autoridades e especialistas afirmarem que sabem dos problemas e riscos presentes nos cemitérios públicos da capital alagoana, as soluções para o problema estão longe do consenso. A iniciativa de interdição esbarra no receio de que falte um local público para o sepultamento dos corpos.
Com isso, as inspeções e relatórios, muitas vezes requisitados pelo Ministério Público Estadual (MPE), terminam mais sendo motivo de constrangimento para os administradores e a prefeitura do que forçar os gestores a realizarem as adequações requisitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário