Mais de 300 cidades enfrentam rodízio ou colapso no abastecimento de água no Nordeste.


Depois de um verão com chuvas abaixo da média, os sistemas de abastecimento de água das cidades nordestinas estão entrando em colapso por conta daquela que já é considerada pelo governo federal a maior seca dos últimos 50 anos na região. Levantamento feito pelo UOL, na última semana, com todas as novas companhias de saneamento do Nordeste, aponta que 314 municípios enfrentam problemas no abastecimento de água por conta da estiagem prolongada, afetando cerca de 5 milhões de pessoas.
Pernambuco é o Estado com maior número de municípios atingidos. Segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), dos 185 municípios do Estado, 151 estão com algum tipo de déficit no abastecimento. Desses, 16 estão em colapso, sendo abastecidas por carros-pipa.
A Bahia enfrenta uma grande diminuição do nível dos mananciais utilizados para abastecimento, o que fez a Embasa a adotar um racionamento em 53 municípios. A empresa lançou campanha recomendando que sejam instaladas caixas d'água com capacidade suficiente para atender as necessidades diárias de consumo. Para evitar mais problemas, a Embasa pediu que a população adote o "consumo racional" da água. A empresa pede ainda que a água não seja usada irrigação de jardins ou lavagem de carros, calçadas e áreas externas.
Em Alagoas, 30 dos 102 municípios estão enfrentando rodízio por conta da seca, entre elas Maceió. O Estado é o único do Nordeste a ter adotado racionamento na capital e região metropolitana. Na capital, cinco bairros da parte alta enfrentam rodízio desde novembro de 2012. Segundo a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), a situação mais crítica é na cidade Paulo Jacinto, onde a barragem que abastece a cidade secou, e toda população está sendo abastecida por carro-pipa.
 Rio Grande do Norte existem 18 cidades que passam por algum tipo de dificuldade e enfrentam rodízio. Segundo a Caern, o rodízio foi iniciado em janeiro, com a chegada do verão, quando a Lagoa do Bonfim diminuiu a capacidade de armazenamento. A previsão é que o rodízio só termine quando a lagoa voltar à capacidade normal de vazão. A capital está, até o momento, com o seu sistema atendendo normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário