Passagem de ônibus no Brasil é uma das mais caras do mundo



A última semana foi marcada pelos protestos contra o aumento das passagens de ônibus em todo o país. Mas será que nossa passagem de ônibus é tão cara? Em matéria especial do site da Folha desta segunda-feira (17) foi publicada uma breve pesquisa sobre o preço das passagens de ônibus em dez cidades ao redor do mundo, comparando-as com Rio e São Paulo, onde os protestos foram mais intensos.
Segundo a matéria, muitas análises pesquisam o preço na moeda local e os transformam em dólar. Os resultados chegam à mesma conclusão: o Brasil está longe de ser o local com passagens mais caras – São Paulo e Rio são mais baratas, pela ordem, do que Londres, Tóquio, Ottawa (Canadá), Nova York, Lisboa, Paris e Madri.
Esse tipo de análise é superficial, pois não considera o salário médio; ou seja, um dólar num país é mais fácil de ganhar do que outro.
Numa observação mais realista é preciso levar em conta o preço das passagens em minutos trabalhados, considerando a renda média e as horas trabalhadas em cada cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário