Suicídio: taxa entre jovens cresce 30% em 25 anos no país

O suicídio é uma das primeiras causas de morte em homens jovens nos países desenvolvidos e emergentes. Mata 26 brasileiros por dia e ninguém fala no assunto. No Brasil, a taxa de suicídio entre adolescentes e jovens aumentou pelo menos 30% nos últimos 25 anos. O crescimento é maior do que o da média da população, segundo o psiquiatra José Manoel Bertolote. Informou matéria da Folha nesta terça-feira (11).
A curva ascendente vai contra a tendência observada em países da Europa ocidental, nos Estados Unidos, na China e na Austrália. Nesses lugares, o número de jovens suicidas vem caindo, ao contrário do que acontece no Brasil, aponta um estudo da University College Londonpublicado no periódico Lancet no ano passado.

“Na década de 1990, a taxa de suicídios aumentava em todos os países do mundo, e a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou um programa de prevenção. Os países que fizeram campanhas de esclarecimento conseguiram baixar os números. É importante falar do assunto”, diz o psiquiatra Neury Botega, da Unicamp.

FONTE : Verdade Gospel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário