Ypiranga comemora 75 anos levando o nome de Santa Cruz do Capibaribe para todo o país através de seu futebol

Dorotéia Balbino, Geraldo Bernadino, Mário Limeira Alves, Zé Paulo, Miguel Jerônimo, Pedro Paulo, João Preto, Zé Fuminho (goleiro), Otávio Limeira Alves, Zé Pequeno, George, Macaco, Zé Dantas, Florzinho, Artur Massa Bruta e Inácio Abílio Aragão faziam parte do primeiro time do Ypiranga.

Há 75 anos, era fundada a Sociedade Esportiva Ypiranga e tudo começou com os negrinhos do alto na antiga Rua do Alto, atualmente Avenida Jatobá.

A criançada da época decidiu organizar os jogos e realiza-los em um campinho na Rua Coronel Luiz Alves. O nome da equipe foi em homenagem ao “grito do Ypiranga” e o azul e branco em homenagem ao céu.

O terreno, que atualmente é o Estádio Otávio Limeira Alves, foi doado pelo Coronel Luiz Alves, Pai de Otávio Limeira, o qual recebeu o nome. O primeiro presidente do clube foi o padre José Pereira de Assunção (Padre Zuzinha) de 1938 à 1940. Atualmente a equipe é presidida por José Rivaldo Mestre (Zé Cueca).


Muitos acontecimentos deram fama ao Ypiranga, como os jogos amistosos que divulgava a equipe em outras cidades e estados, entre outros destaques eram as manhãs de sol e o baile azul e branco. O Ypiranga se profissionalizou em 1993, porém conseguiu vários títulos na época do amadorismo.

Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário