'Capital do Agreste', Caruaru tem alta no IDH, mas abaixo da média do país

Caruaru registra IDHM considerado "médio" (Foto: Antônio Valdevino/TV Asa Branca)

Mesmo crescendo e destacando-se no Nordeste, Caruaru registra um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,677, considerado "médio". 

O dado – composto pelas médias da renda, longevidade e educação e publicado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – coloca a cidade, que tem o 7º maior Produto Interno Bruto de Pernambuco (R$ 3 bilhões ao ano), abaixo da média nacional, de 0,727, índice considerado "alto".

 Apesar disso, o município ainda está acima da média do estado. Figura na 11ª colocação. Conhecida por promover uma das maiores festas juninas do Brasil, por abrigar a feira cantada por Luiz Gonzaga e pelo legado deixado pelo Mestre Vitalino, ceramista reconhecido mundialmente, a cidade é tida como a "capital do Agreste" e tenta avançar no desenvolvimento, especialmente na educação, o principal desafio.

 O prefeito, José Queiroz de Lima (PDT), diz que houve um enorme avanço no IDH em 20 anos – de 0,481 para 0,677 (crescimento de 40%). Mas admite que há desafios a serem enfrentados. “Há uma aproximação da administração com o povo e isso vai resultar, inclusive, na ajuda de soluções importantes, como a compreensão de que jogar o lixo na rua e canais compromete a qualidade de vida. Esse diálogo está aberto para que a população saiba que cada um tem sua parte a cumprir." Lima afirma que a administração municipal possui diversas ações de desenvolvimento.

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário