Homem que deveria ter sido solto em 1989 nunca foi a julgamento

 Homem que deveria ter sido solto em 1989, continua preso em hospital psiquiátrico (Foto: Juiz Paulo Irion/Aquivo pessoal) (Foto: Juiz Paulo Irion/CNJ)
 
Preso desde 1970 no Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), em Itaitinga, na Grande Fortaleza Juvenal Raimundo da Silva,  de 80 anos, nunca chegou a ser julgado. Esquizofrênico, deveria ter sido solto em 1989, quando o crime prescreveu mas, segundo a diretora do Instituto, Maria de Fátima Vale Barroso, na época não havia parentes nem pessoas próximas que pudessem recebê-lo. "Quando ele foi desinternado e recebeu o alvará [de soltura], não teve ninguém que o acolhesse". Ele é acusado de matar o próprio irmão em 1978.
Juvenal foi identificado durante um mutirão carcerário realizado em  Fortaleza e em Juazeiro do Norte pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Acho que este ser  humano, em uma cadeira de rodas, usando fraldas, deve ser o preso mais antigo do Brasil, pois a informação é de que ingressou no sistema prisional na década de 60 do século passado”, afirmou o juiz Paulo Augusto Irion, um dos coordenadores do Mutirão Carcerário do CNJ.

“Nesse instituto, me deparei com seis pessoas internadas que já tiveram declaradas extintas as suas punibilidades, porém permanecem recolhidas devido ao abandono dos familiares, acrescido ainda ao fato da ausência de uma instituição hospitalar própria para abrigá-los.

fonte : g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário