NOVO QUADRO DO NOSSO BLOG ! ( IMAGENS HISTÓRICAS )

Os verdadeiros stormtroopers (Sturmtruppen)


Os verdadeiros stormtroopers (Sturmtruppen). Soldados da infantaria de assalto alemã observam as linhas inimigas no meio da “terra de ninguém” em 1917.

A Alemanha do inicio da guerra era praticamente o país mais militarizado da Europa com um corpo de reservistas imenso. Para infelicidade dos alemães, a inovação tecnológica não foi acompanhada de uma inovação da estratégia de batalha.

Os pelotões alemães iam para a guerra em ordem unida, com os soldados a pouca distância um dos outros. Já constando milhões de baixas, o alto comando alemão finalmente percebeu que pequenos grupos de soldados conseguiam penetrar nas trincheiras inimigas quando saiam de formação. Constatando esse fato os alemães criaram a infantaria de assalto.

Essas tropas usavam armamentos leves, rifles, granadas de mão e carregavam pouco peso nas suas mochilas. Seu objetivo era explorar brechas criadas nas linhas inimigas pela artilharia se locomovendo velozmente e em formação aberta através das trincheiras.

 A ideia é que grupos pequenos de homens acabavam por ter mais vantagens, pois dispersavam o fogo inimigo abrindo caminho para os restantes das tropas. O pior defeito que esse novo modelo possuía era o demorado treinamento, consequentemente tornava a reposição de baixas algo lento e custoso.


Embora a infantaria de assalto não tenha sido suficiente para a Alemanha vencer a guerra, ela revolucionou as táticas de infantaria no campo de batalha, sendo logo em seguida copiada por diversos exércitos sendo usado até hoje. Vale lembrar que a blitzkrieg alemã da Segunda Guerra Mundial não seria nada sem suas bem treinadas tropas de assalto.

Texto do autor convidado Thiago Almeida de Albuquerque
Administração Imagens Históricas

Foto colorida por Doug Banks

BIBLIOGRAFIA
HART, Liddell. As grandes guerras da história.
ARARIPE, Luiz. História das Guerras Organização: Demétrio Magnoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário