Festival Pernambuco Nação Cultural começa nesta terça (1º) em Gravatá



dominguinhos (Foto: Reprodução)

A partir desta terça-feira (1º) a cidade de Gravatá, no Agreste pernambucano recebe mais uma edição do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), que levará a população diversas atividades gratuitas, entre apresentações musicais, espetáculos de artes cênicas, cultura popular, oficinas e sessões de cinema, agregando a Festa da Estação, que este ano chega a sua 15ª edição e acontece até o dia 6 de outubro. O evento organizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) conta com o apoio da prefeitura da cidade.

O Mercado Público, a Praça do Coreto e o Distrito de Russinhas são alguns dos locais que receberão as ações transformando o município, durante uma semana, em um grande polo cultural. O Parque de Eventos Chucre Mussa Zarzar abre espaço para o Palco Nação Cultural. 

A noite da sexta-feira (04) terá uma homenagem a Dominguinhos, com a participação de Santanna, Petrúcio Amorim, Nádia Maia e a filha do mestre sanfoneiro, Liv Moraes. Sobem ainda ao palco os forrozeiros Galeguinho de Gravatá e Didi de Caruaru, além do projeto Canta Gravatá, que reúne artistas locais. 
 

Sambista Jorge Aragão vai se apresentar em Belém no dia 1º de maio (Foto: Divulgação)

Já no sábado (05), o FPNC abre espaço para vários estilos musicais. A grande atração da noite é um dos maiores nomes do samba nacional, Jorge Aragão. 

O cantor e compositor leva para Gravatá seus grandes sucessos como "Vou Festejar", "Coisa de Pele" e "Coisinha do Pai". Além dele, o público confere as apresentações da banda Del Rey - projeto do cantor China com o grupo Mombojó, que homenageia Roberto Carlos e Eramos Carlos -, DJ Big com o projeto Intercâmbio e abrindo a noite a cantora Ylana Queiroga.

A Praça do Coreto, na Rua Cleto Campelo, será palco para as Artes Cênicas durante o FPNC. Entre os dias 3 e 5 de outubro, os moradores e visitantes da cidade conferem, gratuitamente, espetáculos de circo e dança. Entre eles, o Jogo Coreográfico, do ACUPE Grupo de Dança, do Recife, projeto vencedor de vários prêmios que consiste em uma performance interativa em que o público e os intérpretes se unem para construir danças. O Festival também leva para Gravatá a magia do circo com as apresentações da Trupe Etnia (Recife) e da Companhia Brincantes de Circo (Recife), com os espetáculos Ismo e Cabaré, respectivamente.

Durante o festival, o projeto Cinema na Estrada levará a telona do cinema para lugares onde a população não tem acesso à sétima arte. Nessa edição, a iniciativa ocorre em três distritos gravataenses: Sítio Lagoa do Fernando, Mandacaru e Russinhas.

Na quinta-feira (03), a partir das 20h, na Praça Dez, acontecerá o Festival de Violeiros que reúne cantadores e repentistas de viola de todo o Nordeste. Já na sexta-feira (04) e sábado (05) será a vez dos cortejos de Cultura Popular e Blocos Líricos, ambos com concentração na Escola Estadual Cleto Campelo e a apoteose na Praça do Coreto, a partir das 19h.

O FPNC oferece oficinas de formação cultural (confira programação abaixo) nas áreas de cinema, música, fotografia, entre outras, além de um workshop de artesanato. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas feitas na Secretaria de Turismo da cidade.

fonte > g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário