Uma campanha do Dia das Crianças de uma
marca cearense de bolsas e sapatos gerou polêmicas nas redes sociais. As
três peças publicitárias mostram uma menina maquiada, usando objetos de
adultos e em poses erotizadas. A campanha foi veiculada nas redes
sociais da empresa e em banners nas lojas físicas. Após a publicação em
12 de outubro, as imagens foram compartilhadas por centenas de usuários
do Facebook, acompanhadas de críticas à marca. A empresa diz que houve
uma ”interpretação distorcida” do conteúdo.
O Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária (Conar) afirmou que, até a
segunda-feira (14), recebeu 70 notificações sobre a campanha da marca
cearense, aceitou as denúncias e abriu um processo contra o anunciante. O
órgão recebe denúncias de consumidores, autoridades e anunciantes, além
de regulamentar a prática publicitária com base no Código Brasileiro de
Autorregulamentação Publicitária.
Entre os que criticaram a campanha,
estão especialistas e publicitários que analisam que as peças ferem o
código, que trata sobre crianças e adolescentes na publicidade. O
parágrafo 1º do artigo 37 diz que “crianças e adolescentes não deverão
figurar como modelos publicitários em anúncio que promova o consumo de
quaisquer bens e serviços incompatíveis com sua condição, tais como
armas de fogo, bebidas alcoólicas, cigarros, fogos de artifício e
loterias, e todos os demais igualmente afetados por restrição legal”.(G1)
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