Shopping é acusado de impedir entrada de deficiente no Acre; MP investiga



A Promotoria Especializada na Defesa da Cidadania do Ministério Público do Acre abriu investigação, na manhã desta quarta-feira (8), contra o Via Verde Shopping, o único de Rio Branco, após o deficiente físico Mário William, de 44 anos, ter sido barrado por um segurança na porta do estabelecimento. O suposto constrangimento ocorreu na tarde do último domingo (5) e foi testemunhado por um motorista de ônibus, pela cobradora e pela funcionária de uma lanchonete.
"Isso é revoltante. Não vai ficar barato", disse o promotor Rogério Voltolini, para quem "o crime de preconceito está evidente". A Promotoria de Defesa do Consumidor também entrou no caso. Ao retornar para casa, chorando, Mário disse que queria comprar um presente para a mãe.
Ele foi acolhido pelo casal Márcio Gley Gomes de Souza, 39, e Lenira Souza, 64, e tem outros dois irmãos excepcionais. O rapaz possui dificuldades motoras, em razão de ter nascido com paralisia cerebral e fala com muita dificuldade. Porém, por recomendações médicas, é autorizado pelos pais a sair de casa sozinho.
Ele é visto diariamente caminhando pelo comércio, e naquele domingo decidiu visitar o shopping, pela primeira vez, numa viagem de 20 minutos de ônibus a partir do Terminal Urbano que fica no centro da cidade.  "Não temos dinheiro, mas meu filho é bastante rico de espírito e extremamente inteligente", disse o pai.
As testemunhas e o segurança que barrou a vítima serão ouvidas no MP. O ouvidor do MPE, promotor Carlos Maia, também acompanha a investigação que, segundo afirma, "pode resultar em inquérito policial". Ele explica que "não há previsão legal para impedir o acesso de deficientes em quaisquer estabelecimentos públicos".

Quase 260 mil crianças e adolescentes trabalham como domésticos no Brasil



Segundo dados divulgados nessa quarta-feira (8/5) no relatório "Brasil Livre de Trabalho Infantil", da ONG Repórter Brasil, ainda é fundamentalmente necessário combater o “núcleo duro” do trabalho infantil no país, como os casos de exploração de crianças e adolescentes em situação menos evidente, especialmente em residências. Estima-se que no Brasil, aproximadamente 258 mil crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, trabalham em casa de terceiros, das quais 94% são do sexo feminino. No mundo, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) avalia que 15,5 milhões de pessoas com menos de 18 anos exerçam atividades domésticas.
Com a aprovação da Emenda Constitucional 72 no início de abril, passou a ser proibido o trabalho doméstico insalubre a menores de 18 anos e qualquer tipo de atividade a menores de 16 anos. Ainda assim, não há instrumentos que viabilizem a fiscalização. De acordo com informações do relatório, das mais de 7,2 mil ações de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego feitas em 2012, apenas nove foram referentes a trabalho infantil doméstico.
A justificativa para a relativa ausência de ações é a inviolabilidade do lar, garantida pelo Artigo 5º, Inciso 11, da Constituição. A lei estabelece que ninguém pode entrar em um domicílio sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito, desastre, emergência ou por determinação judicial.
Atualmente, a fiscalização dos casos de trabalho infantil doméstico é regida pela Instrução Normativa 77, de 2009, do Ministério do Trabalho, que determina que a ação dos auditores se limita a plantões fiscais e ações de sensibilização. A partir disso, as denúncias devem ser feitas aos conselhos tutelares ou à Procuradoria do Ministério Público.
“A inviolabilidade do lar não pode ser mais sagrada do que o princípio de máxima e prioritária proteção às crianças e aos adolescentes, estabelecida tanto pela Constituição Federal quanto pelo ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]. O problema é que, diante de conflitos entre princípios jurídicos, a tendência do Estado brasileiro tem sido a do caminho mais fácil: existe a inviolabilidade do lar, então não podemos fiscalizar”, explicou, no relatório, a professora de mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica de Salvador.
O diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho do ministério e coordenador da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, Leonardo Soares, informou, no estudo, que é difícil um juiz emitir autorizações para que fiscais do trabalho entrem em um domicílio – exceto em casos de busca e apreensão ou crime. Na maioria dos casos, a fiscalização é negociada entre os auditores e os proprietários.
Concomitantemente, a ONG identificou a resistência cultural na sociedade brasileira, inclusive por parte de representantes do Poder Público, no sentido de naturalizar o trabalho infantil, tanto no âmbito do lar quanto em outros locais – o que dificulta a negociação com os possíveis empregadores e as denúncias feitas por terceiros. Em 2011, foram registrados mais de 3,1 mil casos de crianças e adolescentes trabalhando na iniciativa privada com autorização prévia da Justiça. Entre 2005 e 2010, esses casos superaram 33 mil.

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda; veja datas



As inscrições do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) começam na próxima segunda-feira (13). A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (8) em coletiva no MEC (Ministério da Educação).
Os estudantes têm até 27 de maio para fazer a inscrição no exame e poderão realizar o pagamento da inscrição até o dia 29 de maio. 
Assim, como em anos anteriores, estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Para o restante do público, a taxa é de R$ 35. Para este ano, o MEC espera até 6,1 milhões de inscritos.
As provas acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, o exame começará às 13 h (horário de Brasília). 
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos. 
Rigor
O MEC aumentará o rigor da correção das redações no exame de 2013. A partir do próximo Enem, os textos que tiverem mais de 100 pontos de discrepância entre a correção de dois avaliadores serão encaminhados a um terceiro corretor.
Em 2012, a diferença necessária para que a redação fosse avaliada uma terceira vez era de 200 pontos. 
Redações que contarem com trechos desconectados com o resto do texto vão receber nota zero. Até o momento, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos. 
A prova deste ano também vai ter correções mais rigorosas em relação a ortografia. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, erros ortográficos serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. "Se estamos mudando o padrão, é porque não estamos satisfeitos".
Após o último exame, vieram a público redações que tiveram nota máxima e tinham erros de português como "trousse" e "enchergar". Além de textos com deboche que obtiveram nota média -  um texto com uma receita de miojo ficou com 560 e outra que trazia trechos do hino do Palmeiras obteve 500 pontos, numa escala que chega a 1.000.

Museu Histórico é exposto no Centro de Taquaritinga , confira as imagens :





Taquaritinga estar completando 126 anos de Emancipação Política , por conta disso , essa semana estar ocorrendo vários eventos a favor de nossa cidade , eventos culturais e históricos.

Por conta disso a Prefeitura teve a idéia de criar um Museu Histórico , retratando a historia de Taquaritinga com objetos dos anos 80 e 90 e muitas coisas antigas como materias de uso doméstico como : ferro , cama etc ... Como também fotos antigas , relembrando Eventos , procissões festas do padroeiro , como a Tradicional Festa de Santo Amaro comemorada todos os anos , no mês de Janeiro , mostra também , pessoas da nossa cidade que se foram e que vivem com agente , entre várias outras coisas ...

O Museu começou a ser aberto ontem e Hoje . O objetivo da Prefeitura de faze-lo , foi mais para trazer e mostrar a população , mais voltada para adulto e pessoas antigas , para fazerem relembrar seu tempo jovem , sua juventude , coisas que não voltam mais ... Os matériais do Museu foi por conta de pessoas da nossa cidade que teve a generosidade de emprestar esses materias para expor ao público durante esses 2 dias .
























FONTE : ISAQUE LEVI 

Reflexão de Hoje !

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-316, em Castanhal.


Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um grave acidente que ocorreu nesta quarta-feira (8) no km 72 da BR-316, próximo à saída do município de Castanhal, no acesso para Santa Maria. O trânsito ficou congestionado no local. Foi registrado um engarrafamento de mais seis quilômetros.
O acidente ocorreu  por volta de 14h30. Segundo a polícia, o carro dirigido por uma das vítimas fatais, o administrador Leonardo Barata, 33 anos, teria feito uma ultrapassagem perigosa seguindo uma carreta.
O caminhão conseguiu completar a manobra, mas o carro de Leonardo bateu de frente com um automóvel que vinha no sentido contrário. Um terceiro veículo também se chocou no acidente. A passageira do carro, Antônia Sabrina Almeida Silva, 17 anos, também morreu no local. Ela morava no município de Capitão Poço, e estava no banco do carona do veículo dirigido pelo namorado, Talisson Juan Santos, 23, que ficou ferido no acidente.

Atlético-MG ganha de goleada para o São Paulo


Um dia o Atlético-MG vai perder no Independência. Um dia... Mas esse dia ainda não chegou e parece longe de chegar. O Galo encontrou no Horto seu refúgio, seu porto seguro, estádio de onde emana energia inexplicável que o torna mais forte e mais vingador. E quem caiu lá desta vez foi o São Paulo. Caiu no Morumbi, na verdade, quando perdeu um jogo que tinha sob domínio. Não conseguiu se levantar e foi massacrado com uma goleada de 4 a 1. Fora o show alvinegro sob o comando de Ronaldinho, que tirou os adversários para dançar com um repertório de dribles desconcertantes.
Como se fosse Usain Bolt contra uma tartaruga, o Atlético-MG ignorou a existência do São Paulo. A vitória atleticana (6 a 2 na soma dos jogos) confirma a campanha avassaladora, a invencibilidade de 33 jogos em seu doce lar e o favoritismo nas quartas de final, seja contra Palmeiras, seja contra Tijuana. O rival será conhecido no próximo dia 14. O Verdão precisa de uma vitória no Pacaembu para ser mais um paulista entre o sonho do Galo e a taça da Libertadores. Sonho mais do que real.

EXCLUVISO: HOMICÍDIO NA FEIRA LIVRE DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.






Após exatos 50 dias sem, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe voltou a registrar agora a pouco (segunda feira, dia 06 de maio), um crime de homicídio. O fato aconteceu na feira livre (feira de frutas) localizada na Avenida Padre Zuzinha no Centro da cidade.
 A vítima até o momento foi identificado apenas por Marcos Correia Felix, mais conhecido por "Marcos da Capoeira", de idade não informada, residia em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus. 
 Populares afirmaram a nossa reportagem que, a vítima teria tido um desentendimentos com um individuou ainda não identificado, quando o mesmo sacou um revólver e começou a dispara contra o Marcos que tombou sem vida no local.
 O SAMU chegou a ser solicitado, porém, ao chegar ao local, foi constatado a o rapaz já estava sem vida. 
 O corpo está no local esperando que seja feito o levantamento cadavérico, posteriormente será encaminhado para o IML da cidade de Caruaru.