Jogos Intercolegiais : CETEC vence o EML por 2x1 na prorrogação . Confira os lances :







Nesta quinta , dia 23 começou os Jogos Intercolegiais 2013 , realizado como todos os anos em nossa cidade . Sendo assim um campeonato entres as escolas do Município ,  que várias escolas participam como as redes Municipais de : Taquaritinga , Gravatá , Jerimum , Algodão , Pão de Açúcar , Vila do Socorro etc . Como também Redes Privadas (Particulares) como INSEGEM , MONTEIRO LOBATO E CETEC .

Nesta tarde de Quinta , a tarde , aconteceu 2 jogos entre Redes Particulares , que começou com o jogo INSEGEM X MONTEIRO  , que quem ganhasse nesse jogo pegaria o CETEC .Nisso o time do Monteiro , venceu o INSEGEM , por 3 x 1 , então pegaria o CETEC no próximo jogo .

Então o CETEC , mostrou força , e vontade de vencer o jogo , nisso ampliou 1 a 0 no Monteiro , mais o Monteiro empatou , então levou o jogo para a prorrogação .
Então o CETEC ampliou mais 1 gol no Monteiro  , deixando assim o jogo em 2x1  , mostrando assim que estaria ali para vencer e não para perder , sendo assim  , mais uma vez Campeão .















































 ISAQUE LEVI 
ASSESSOR DE IMPRENSSA

Descoberto sítio arqueológico de cerca de 600 anos em Paraibuna (SP)


Vestígios arqueológicos de um grupo indígena de tradição cultural Aratu foram encontrados em Paraibuna, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A descoberta foi feita há oito meses pelo grupo de arqueólogos contratados pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) para fazer prospecção e resgate arqueológicos nas áreas de influência das obras de duplicação do Trecho de Planalto da Rodovia dos Tamoios.
A presença do Grupo Aratu é rara na região do Vale do Paraíba, cuja população indígena mais comum era a Tupiguarani. Os Aratus são conhecidos pela agricultura (plantio de milho, feijão mandioca e amendoim) e produção de peças cerâmicas.
Estima-se que os índios tenham vivido nessa região por volta de 1400,  antes do período de colonização do Brasil, pois os vestígios encontrados não apontam indícios de que a tribo tinha contato com os portugueses, que chegaram ao país em 1500. Porém o período específico só poderá ser apontado após a análise de amostras de carvão, encontradas no solo.
O sítio tem mais de cinco mil metros quadrados e está localizado próximo à margem do Reservatório de Paraibuna, local que no passado era ocupado pelo curso do Rio Paraíba. Foram encontrados fragmentos de utensílios cerâmicos (tigelas, potes etc) e material lítico lascado, predominantemente em sílex e quartzo, utilizados geralmente como ferramentas de corte e perfuração.
No local, também foram encontrados vários fragmentos de urnas funerárias, utilizadas para armazenar os restos mortais. Pela quantidade de peças encontradas, trata-se de uma grande aldeia, com centenas de pessoas.