POLÊMICA : José Augusto Maia pode sofrer punições na esfera criminal por uso indevido das máquinas do CONINDER

Faixas e banners que continham o nome e a foto de José Augusto maia foram retirados por determinação do Juiz Eleitoral a pedido do MP. Fotos: Thonny Hill.

No fim da tarde desta quinta-feira (02) uma nova polêmica eleitoral se desencadeou em Santa Cruz do Capibaribe, dessa vez relacionada às máquinas da usina asfáltica. Hoje pela manhã o Blog do Ney Lima mostrou que o equipamento foi utilizado para promoção eleitoral pelo deputado José Augusto Maia.

Por orientação do Ministério Público, o Juiz Eleitoral do município, Dr. Luiz Célio de Sá Leite, determinou e acompanhou, junto com a polícia militar e guardas municipais, para que fossem retiradas as faixas e banners afixados nas máquinas, que continham fotos e imagens do deputado federal José Augusto Maia (PROS).
.
.
.
.;
De acordo com o Juiz Eleitoral (foto abaixo), as máquinas, que pertencem ao consórcio de municípios CONINDER, foram utilizadas, de maneira indevida, para promover a imagem do deputado federal. Ainda de acordo com o juiz, por estarmos em período eleitoral, cores presentes nas faixas soariam como um tipo de “mensagem subliminar” que poderia induzir o voto do eleitor.
.

“Mesmo ele não estando disputando a reeleição, ele fez autopromoção utilizando o bem público. Tomei essa decisão tanto por conta disso como por conta dessas máquinas estarem estacionadas indevidamente, com as cores e fazendo insinuações em benefícios aos candidatos que são de suas facções políticas. Há grande probabilidade de outras condutas que são puníveis com a Lei”, frisou.

 
Dr. Luiz Célio também relatou que as máquinas ficarão a disposição do TRE-PE e do desembargador que receber a ação que foi impetrada pelo Ministério Público e serão retiradas para o terreno onde será a futura Central de Abastecimento do município, ao lado da Avenida Teonilo Silvestre e em frente a PE-160.

O Juiz afirmou também que a carreata na PE-160, os fogos, as festas que foram realizadas no último fim de semana com as máquinas também influenciaram nessa determinação.
Área no entorno das máquinas foi isolada e ficará sendo vigiada pela Guarda Municipal e Polícia Militar até a retirada para o pátio.
Questionado se o deputado federal poderia sofrer a algum tipo punição, Dr. Luiz Célio foi enfático.

“Haverá investigações e averiguações, tanto no âmbito civil de improbidade (a ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições) quanto, talvez, na área criminal, dependendo das investigações que vão ser levadas em efeito tanto pelo Ministério Publico Federal quanto do Ministério Público Estadual”, frisou.


O Juiz também completou que possíveis punições não seriam aplicadas somente no deputado, mas também a quem cedeu às máquinas para que elas viessem ao município e a quem patrocinou todo o aparato utilizado no evento.

Blog do Ney Lima

Venda de bebidas alcoólicas em dia de eleição está proibida em Taquaritinga do Norte

;



Ao contrário do que foi determinado pelo TRE-PE, o município de Taquaritinga do Norte adotará a prática da “Lei Seca” durante o dia das eleições.

A portaria foi baixada pelo promotor do município, Dr. Iron Miranda dos Anjos.

A medida tem o intuito de diminuir possíveis transtornos causados pelo acirramento das discussões durante o dia de votação.

O TRE havia baixado uma portaria que permitia a venda de bebidas alcoólicas em todo o estado durante o dia de votação, mas deixou a ressalva que municípios poderiam colocar a Lei Seca em prática caso houvesse necessidade.

Blog do Ney Lima

FABIO DE JAIRO

Veiculo roubado é encontrado na zona rural de Taquaritinga do Norte

Imagem meramente ilustrativa.
Na manhã desta quarta-feira (01), populares do sitio Baraúnas, zona rural de Taquaritinga do Norte acionaram o policiamento informando que, um veiculo Fiat/Strada Adventure, de cor vermelho e placa KHV-9217 estaria abandonado no local desde a madrugada do dia anterior.

Chegando ao local, o policiamento encontrou o veiculo sem pneus e ao consultar no sistema constatou que se tratava de um veiculo que foi tomado de assalto no estado de Alagoas na cidade de Iati no último dia 21 de setembro.

O proprietário do veiculo foi localizado que providenciou os pneus e em seguida realizada a condução do carro para a delegacia de Taquaritinga, onde foi entregue ao proprietário.

Blog do Ney Lima

NÃO PERCAM ! DIA 10 DE OUTUBRO ... #TOPCINE

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10635810_625753760875090_6932853835385465781_n.jpg?oh=0766916b7f9fb039e9ab69eccd49fe0e&oe=54C782F3&__gda__=1422442315_819cc11761ed57d43ef6e14eab7323d5

Apresentações marcam abertura dos Jogos Escolares em Santa Cruz do Capibaribe



A 16ª edição dos Jogos Escolares de Santa Cruz do Capibaribe teve início na noite desta quarta-feira (01), com desfile das delegações esportivas, saindo da Praça dos Estudantes, percorrendo algumas ruas da cidade em direção a cerimônia de abertura, realizada no Ginásio Poliesportivo do Bairro Cruz Alta.

Com participação de 30 escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino do município os Jogos Escolares deste tem a participação de estudantes de 8 a 19 anos em 8 modalidades, voleibol, vôlei de areia, futsal, futebol society, futebol de campo, natação, handebol e atletismo.



Ao abrir oficialmente os jogos, o prefeito Edson Vieira parabenizou os colaboradores da educação pela realização, e desejou boa sorte aos competidores. “Agradeço a todos os colaboradores da Secretaria de Educação e Gerência de Esportes pela dedicação, são incansáveis, o resultado de tanto esforço está ai, uma bela abertura dos jogos Escolares. Outro fato importante será a participação dos alunos e da população em incentivar cada modalidade, só me resta desejar boa sorte a todas as escolas que participarão”.

“Na conversa com os professores e gestores eu estou pedindo que este seja os jogos da união, tudo em prol do desenvolvimento das crianças e jovens de Santa Cruz, pois campeão não é apenas o campeão, participar também é um ato de vencer”, falou Joselito Pedro, Secretário de Educação.



Na abertura dos Jogos houve acendimento da tocha olímpica, juramento dos atletas, e algumas apresentações, hino nacional com o Maestro Wellington, representando a Sociedade Musical Novo Século, grupos de dança, interpretando modalidades esportivas, balé e música com as cantoras Marina Pereira e Paula Voices.

Além do prefeito Edson Vieira (PSDB) e Joselito Pedro, Secretário de Educação, participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares o Gestor de Esportes, Rubens Monteiro e os vereadores: Júnior Gomes (PSB) presidente da câmara, Luciano Bezerra (PR), Pipoca (PMN) e Dida de Nan (PSDB).

Informações da Assessoria.