Rituais e crenças diferentes na hora do adeus


Entre os pancararus, no Sertão pernambucano, o ritual de sepultamento tem a participação de entidades espirituais chamadas de encantados  / Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Entre os pancararus, no Sertão pernambucano, o ritual de sepultamento tem a participação de entidades espirituais chamadas de encantadosFoto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem

A despedida a entes queridos é sempre dolorosa. Qualquer que seja a origem do morto e da família, todos esperam se despedir da melhor forma possível de quem foi tão importante em suas vidas. A cerimônia do adeus, porém, não tem o mesmo significado para todos os povos e religiões, que têm rituais e crenças diferentes. 
Segundo o professor colaborador do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (DAM/UFPE) Bartholomeu Figueirôa, o brasileiro criou uma cultura em relação à morte: "Roberto da Matta diz que a pessoa evita falar sobre a morte, mas cuida muito dos mortos. Eles são como agregados à família dos vivos". Conheça abaixo exemplos de despedida.
 Do NE10

Goiacell - Rua Professor Luís Carlos (Centro) - Taquaritinga do Norte

Professora Egmar Santos fala sobre a escolha do tema "Tropicalismo" para o FLIT 2014

Coordenadora do projeto do Festival de Literatura, a professora de Português e Literatura da Escola Dinâmica, Egmar Santos, fala sobre a escolha do tema "Tropicalismo" que será trabalhado no FLIT 2014.
Professora Egmar Santos
A trepidante década de 1960, apresenta uma palavra como símbolo em textos, manifestações, panfletos e no dia-a-dia a sociedade, que encabeçou o processo de mudança na literatura brasileira: REVOLUÇÃO. 
De todas as manifestações culturais do período, a mais polêmica foi a do tropicalismo, tema do nosso FLIT 2014. Aparecendo na música popular (conteúdo da literatura 7º e 8º ano) o tropicalismo representou uma síntese entre vários movimentos literários dos anos 60 e mesmo da Vanguarda 1922 (conteúdo literário do 3º ano do Ensino Médio). 
Entre as influências próximas, Caetano Veloso identificou as estranhas instalações (artes plásticas) de Hélio Oiticica, a antropofagia de Oswald de Andrade e a pintura de Tarcila do Amaral (estudas em literatura do ensino médio).
A professora convida todos para prestigiarem a edição 2014 do Festival de Literatura da Escola Dinâmica e finaliza explicando o significado que o Tropicalismo teve para nosso país
O tropicalismo significou uma rebelião contra os padrões musicais e ideológicos vigentes na chamada MPB em meio a ditadura militar. Contragulando com o propósito de liberdade de expressão através de canções compostas e interpretadas por artistas da época, fomentando nosso tema literário nesse festival. Explicou Egmar Santos.

O FLIT (Festival de Literatura da Escola Dinâmica) acontece no próximo dia 13 de novembro, no Teatro Municipal em Santa Cruz do Capibaribe. O evento é um verdadeiro espetáculo cultural.

"Alegria, Alegria..." Vem aí o FLIT 2014!

Secretária de Saúde e Meio Ambiente realiza Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2014

Imagem Arquivo 2013

 Na manhã e tarde deste sábado (01/11) , a Secsau realizou em Taquaritinga do Norte , a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2014 , ajudando assim a população se previnir de doenças contagiosas , e também fizeram a imunização contra a raiva . 

Imagem Arquivo 2013
Vários gatos e cachorros de várias raças e vários tipos passaram por lá , marcando assim sua presença e vacinando seus animais .

NÃO PERCAM ...


Polícia Civil prende duas pessoas por tráfico de drogas em Taquaritinga do Norte

Nesta quinta-feira (30), policiais civis prenderam duas pessoas acusadas de formação de esquema de drogas no Sítio Silva de Cima, zona rural de Taquaritinga do Norte.

Foram presos Adilson Batista das Neves, conhecido por “Bombado” (23 anos) e Wemerson Marinho, conhecido por “Cuscuz” (20 anos).Na residência de Adilson os policiais encontraram no quintal, 25 papelotes de maconha. 

Em seguida os policiais se dirigiram até a residência de Wemerson, que localizaram 1,2 kg de maconha.No total foi apreendido aproximadamente 1,5 kg de maconha. Os jovens ficarão à disposição da Justiça na delegacia de polícia da Dália da Serra.

Ney Lima

Geovane diz que se Lero não for candidato vota em Jânio Arruda ;



Em conversa com esse blogueiro alguns dias atrás, o vereador Geovane (PSB) afirmou que se Lero (PDT) não for candidato a prefeito, o parlamentar vota e apoia Jânio Arruda (PSD), que provavelmente vai compor chapa com Milton Cícero (PT).

Do blog do Junior

SOUP - Soperia e lachonete

ENQUETE ENCERRADA ; NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES ;


 


1° GEOVANE 69 VOTOS

2° GILSON CARLOS 34 VOTOS

3° JÂNIO 16 VOTOS

4° JOÃO DA BANDA 07 VOTOS

5° EZEQUIAS/  LEONILSON 06 VOTOS

6° ERALDO / CINTHIA 05 VOTOS

7° DEMAR 03 VOTOS

Animal solto na pista tira a vida de condutor de moto na BR-104

Fonte : Ney Lima


 Fotos: Ney Lima
Mais uma tragédia aconteceu na BR-104. Desta vez o acidente foi causado por um animal que estava solto na pista.

No início da noite desta sexta-feira (31), no trecho que liga a cidade de Toritama ao Lampião, o condutor de uma moto Honda Biz, identificado por Matheus Weille Camelo da Silva, 32 anos, não conseguiu livrar uma jumenta que estava solta na rodovia e colidiu com o animal.

Mateus foi jogado contra o asfalto e morreu na hora. A jumenta, que estava prenha, também morreu com o impacto da batida.

A vítima do acidente era filho do popular conhecido por “Doce”, empresário do ramo de lavandeira na cidade de Toritama.

Os acidentes envolvendo animais soltos na BR-104 infelizmente são comuns nesse trecho da rodovia e nenhuma providência é tomada para reduzir os índices.
  

VAI SER ESTOURO ! NÃO PERCAM ...! #DIA29