Qual o papel do Conselho Tutelar ? Entenda.


O Conselho Tutelar é um órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, concebido pela Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, para garantir proteção integral de toda a criança e adolescente do Brasil.O Conselho Tutelar é chamado a agir por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. 

Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e o atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.Em Belo Horizontes funcionam 09 (nove) Conselhos Tutelares, um em cada Regional da cidade. Cada Conselho Tutelar é composto por 05 (cinco) conselheiros, escolhidos em eleição direta, para atuar na sua Regional, por um período de 04 (quatro) anos.

Não perca...!


Com a seca, casas submersas começam a reaparecer na barragem de Jucazinho

Pemais

Com a seca que assola a região Agreste de Pernambuco, a Barragem de Jucazinho está operando no volume morto, com apenas 2,5% de sua capacidade. Caso as chuvas não se façam presente até o mês de Dezembro/2015 ela secará de vez.Com o esvaziamento da barragem começaram a reaparecer várias casas que estavam submersas nas águas de Jucazinho. São comunidades que desapareceram logo após a construção da barragem.