Número de casos de microcefalia chegam a 739 e maioria são em Pernambuco

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (24) que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país. A principal hipótese para o surto continua sendo o contágio por zika vírus – identificado no Brasil pela primeira vez em abril. A microcefalia faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal. O maior número de ocorrências ocorreu em Pernambuco – 487. 

No início da entrevista, o ministério havia divulgado que havia 520 casos suspeitos no país, mas os dados de Pernambuco foram atualizados ao final do anúncio. Depois de Pernambuco, os estados com mais registros são Paraíba (96), Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (1). Há uma morte sendo investigada, no Rio Grande do Norte. Até o dia 16 de novembro, quando foi divulgado o último boletim, havia 399 casos, em sete estados.

 O aumento dos casos de microcefalia e a hipótese de uma relação com o vírus foram comunicados "verbalmente" à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/ONU), Carissa Etienne, na semana passada. O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e o chikungunya. "Todos os cientistas que tivemos contato até agora atribuem o surto de microcefalia, por enquanto circunscrito ao Nordeste, principalmente no estado de Pernambuco, ao zika vírus", declarou. 

"Estamos com o problema potencializado. Além da dengue, que mata, além da chikungunya, que aleija temporariamente, temos o zika vírus, que aparentemente causa a microcefalia. [É] um problema de dimensões muito grandes que temos que enfrentar", disse o ministro Marcelo Castro.

Festival de cinema 'Curta Taquary' tem início no Agreste; veja programação

Foto : Divulgação


O festival "Curta Taquary" tem início nesta segunda-feira (23) em Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano. Dos 522 filmes inscritos, 165 foram escolhidos para serem apresentados na 8ª edição do evento. As produções são de 17 estados brasileiros e 25 países. O festival homenageia Gilda Nomacce e Camilo Cavalcante e segue até a sexta-feira (27). 

A coordenação do festival informou que este ano serão realizadas três mostras competitivas: Competitiva Nacional, Primeiros Passos e Dália da Serra. Além disso, também ocorrerão mostras paralelas, como por exemplo a de Curta Animação e a de Sessão Especial. Para conferir a lista de selecionados e as mostras que serão realizadas, acesse o blog do evento. As exibições irão ocorrer na praça Otto Sailer, no Centro do município, e em escolas públicas.

 De acordo com o diretor do evento, Alexandre Soares, desde o primeiro "Curta Taquary" foram registrados 25 mil participantes. Destes, 10 mil estiveram presentes no ano passado. Para este ano ele espera 15 mil pessoas e prepara algumas novidades. “Vamos ter uma participação maior de curadores e diretores internacionais vindos de 15 países provenientes da América Latina, Europa e África”, contou o diretor ao G1. Além da exibição de filmes, a programação deste ano inclui seminários, oficinas, palestras e homenagens a personalidades do cinema.

g1

NATAL VIP


ENCONTRO DE VOOS É REALIZADO EM TAQUARITINGA NESTE FIM DE SEMANA ;