DESTAQUE : Hermila Guedes é homenageada no 9º Curta Taquary, em Taquaritinga do Norte;



Uma das principais atrizes da sétima arte do estado está de volta à cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, para participar do 9º Festival Festival Internacional de Curta Metragem. Na ocasião, Hermila Guedes receberá uma homenagem do evento pela contribuição prestada ao cinema nacional, ao lado das cineastas Rosana Urbes e a cineasta Katia Mesel. O Curta Taquary está sendo realizado entre os dias 18 e 22 de abril. A artista também esteve presente na 7ª edição do festival, realizado em 2014, ocasião em que participou do Seminário “Novos Rumos do Cinema Brasileiro Contemporâneo”. ( Igor da Nóbrega )

SOBRE HERMILA GUEDES

Nascida na cidade Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, Hermila mudou-se com a irmã Hermana (mais nova) para Olinda, quando ainda tinha 10 anos. Posteriormente, mudaram-se para Recife, onde cursou a faculdade de Turismo e Letras, na UFPE. Chegou a trabalhar em agência de viagens, até que apareceu um teste para o curta-metragem O Pedido, de Adelina Pontual.

 Na ocasião, Hermila foi aprovada e, em 2000, aos 20 anos, recebeu pelo trabalho o prêmio de melhor atriz de curta-metragem no 4º Festival de Cinema de Recife, como também no 10º Cine Ceará. No filme O Céu de Suely (2006), conquistou o Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro como melhor atriz e revelação. Pela atuação na obra, também foi agraciada com o prêmio de melhor atriz no 28º Festival de Havana, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no Festival do Rio e na Associação Paulista dos Críticos de Arte. 

Além disso, recebeu prêmios com as produções Boca (2012) e Era Uma Vez Eu Verônica (2012). Já o primeiro longa-metragem da artista aconteceu o filme Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes. No teatro, estreou com a peça A Duquesa dos Cajus, de Benjamim Santos, dirigida João Ferreira, em 1999. 

Depois vieram Noite Feliz, em 2000; Paixão de Cristo, em 2001 (em cartaz até 2005); Meia Sola, em 2003; Angu de Sangue, 2004; e, no ano seguinte, Três Viúvas de Arthur. Em 2006, a TV Globo convidou Hermila para viver a cantora Elis Regina, no especial Por Toda a Minha Vida, dirigida por Ricardo Waddington e João Jardim. 

Em 2008, estreou em telenovelas vivendo a personagem Divina, na segunda versão de Ciranda de Pedra. No ano seguinte, passou a integrar o elenco fixo da telessérie Força Tarefa, que ficou no ar até 2010. Em 2011, entrou em cartaz com o filme “Assalto ao Banco Central”, de Marcos Paulo. Em agosto deste ano, a revista Status publicou ensaio sensual com a atriz. Hermila é casada com o ator Tatto Medini, com quem tem uma filha, Celina, nascida em 2008.

Isaque Levi | Blog Comunitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário