Festival “ Vamos Fazer Poesia”, homenageia grande norte taquaritinguense.


No último dia 23 de abril, Serra Talhada recebeu quase 50 poetas (dos 71 inscritos) vindos dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Na ocasião, foi homenageado um dos maiores ícones do Repente, o poeta João Batista Bernardo conhecido carinhosamente por João Furiba, que aos 95 anos de idade é a maior lenda viva da poesia nordestina popular.

 João Furiba nasceu em Taquaritinga do Norte, e ainda muito jovem mudou-se com a família para o estado da Paraíba. No entanto, onde o poeta está presente o nome de Taquaritinga do Norte é mencionado, pois ele sempre fez questão de revelar sua naturalidade.


Dentre os poetas que se apresentaram, estava presente o também norte taquaritinguense Roberto Celestino, que se apresentou no festival declamando suas poesias, que assim como as dos demais poetas, foram publicadas em uma coletânea que leva o nome do Festival.


“Foi emocionante conversar com Furiba, pois no momento em que revelei que era de Taquaritinga do Norte, ele derramou-se em lágrimas”.(Roberto Celestino) 

Com voz baixa e muita emoção, ele muito agradecia por estar alguém de sua terra natal prestigiando aquele momento e mandou um abraço a todos os conterrâneos.


Foi um momento ímpar está diante do homem que levou e leva o nome de nossa cidade Brasil afora. Parabéns João Furiba! Homenagem mais que merecida.

Poesias e Cordeis

Nenhum comentário:

Postar um comentário