O que é Outubro Rosa ? Saiba mais sobre a campanha contra o câncer.



O Outubro Rosa é um movimento que surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 90, na época, uma organização de prevenção ao câncer de mama organizou um corrida de 5km para conscientizar a população sobre os riscos da doença. 

Nesta corrida, chamada de Corrida Pela Cura, realizada em Nova Iorque, foram distribuídos laços rosas para os participantes. Nos anos seguintes, a Corrida Pela Cura com distribuição dos laços rosas entrou no calendário de eventos.

O que é Outubro Rosa?



Em 1997 outras entidades passaram a organizar não só corridas, mas também desfiles de modas e outros eventos para divulgar a importância do diagnóstico precoce e acompanhamento médico para o tratamento do câncer de mama. Os desfiles de moda eram realizados com mulheres que sobreviveram a doença. 

Os laços rosas eram distribuídos durante estes eventos, que passaram a ser realizados em várias cidades dos Estados Unidos, tornando o laço rosa um símbolo da campanha, que passou a ser realizada com mais destaque no mês de outubro. Veja agora como a campanha ficou famosa no mundo. 

Depois que alguns grupos passaram a organizar eventos no mês de outubro, outras cidades dos Estados Unidos passaram a fazer o mesmo. Em algumas cidades, os prédios e monumentos eram enfeitados com faixas rosas e muitas associações médicas apoiaram o movimento, já batizado de Outubro Rosa. Quando a mídia soube do movimento, começou a divulgar na televisão e nas rádios. Desta maneira, surgiram muitos outros grupos criando mais eventos de conscientização ao combate do câncer de mama.

A Campanha Outubro Rosa no Brasil



O movimento que começou nos Estados Unidos passou a ser realizado em outros países, incluindo o Brasil, onde o movimento surgiu em 2002.

Muitos países passaram a iluminar durante o mês de outubro, os seus principais monumentos. Grandes monumentos como a Torre Eiffel na França e o Coliseu na Itália foram iluminados da cor rosa. Entre eles, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, a internet ajudou a divulgar a Campanha Outubro Rosa. 

Hoje existem muitas entidades, médicas e não-médicas que apoiam e promovem eventos diversos para divulgar a campanha de diversas maneiras, incluindo as redes sociais. A principal proposta do Outubro Rosa é que principalmente as mulheres façam acompanhamento médico regularmente, incluindo o exame de mamografia, que é o método de diagnóstico mais preciso na detecção do câncer de mama. O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres em todo mundo. 

Só no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima para os anos de 2014/2015 aproximadamente 57 mil novos casos de câncer de mama. Sendo que muitas mulheres não fazem o exame de mamografia e nem fazem acompanhamento médico, onde algumas descobrem o câncer de mama em estágio já avançado, tornando o tratamento mais difícil. Quanto mais cedo o diagnóstico da doença mais eficaz é o tratamento. Por isso a importância da Campanha do Outubro Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário