Turistas registram rara imagem de onça pintada na beira de rio em MS.



O casal Marcos Sandoval Leonardo e Carmem Marisa Quinzani, que passava as férias de julho no Pantanal de Mato Grosso do Sul, registrou imagens de uma onça pintada em seu habitat natural. O flagrante do animal, que permaneceu deitado mesmo com a presença dos turistas, o que foi considerado raro pelo casal, aconteceu no local conhecido como Passo do Lontra, entre os municípios de Miranda e Corumbá.
“Foi muita sorte a situação de vê-la tranquila assim. É raro porque se você faz barulho, aponta, conversa alto ela normalmente se esconde no mato”, disse Leonardo ao G1. Ele e a esposa têm uma chalana no Pantanal há três anos e costumam passar temporadas no local.
Onça foi flagrada na beira de rio em MS
 
Também diz ter sido a terceira vez a encontrar uma onça pintada, mas a primeira a conseguir registrar o animal tranquilo na paisagem alagada. “Adrenalina a mil. Não dá para descrever o que a gente sente na hora. O coração bate forte, a mão tremia. Era um sonho que eu tinha e foi muito tempo próximo dela”, disse.
De acordo com o biólogo doutor em ecologia José Milton Longo, deparar-se com onças pintadas é difícil em função da população desses animais existentes no Pantanal. “Não aumentou tanto a população de onças pintadas. Ela é a uma predadora de topo e não tem abundancias altas. Além da taxa de fecundidade, a redução dos ambientes naturais dela tem sido significativa”, diz o biólogo.
“Tem gente que mora lá há 70 anos e nunca viu (uma onça pintada). Eu vi onça duas vezes em mais de cinquenta idas ao Pantanal. É um privilégio você estar no lugar certo na hora certa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário