Por que o São João pode ser considerado a melhor época do ano?

São João de Caruaru (Divulgação/Prefeitura de Caruaru)
Já passamos a primeira semana de junho. O mês, além do inverno, marca um importante momento da cultura brasileira. Fogueira, comidas típicas, roupas quadriculadas, desfiles de quadrilhas e muito, mas muito Forró. É neste mês que o São João, festa que ganhou força no Nordeste, dá o seu ar da graça. Nós, do Sua Música, resolvemos listar alguns dos motivos que fazem do período junino o melhor momento do ano.

Comidas Típicas


(Reprodução/Internet)
Vamos começar pelo ponto fraco da maioria das pessoas: a comida. Nosso país já é reconhecido por ter uma grande culinária. Saborosa e diversificada, os pratos vão mudando a partir da região que você visita. Mas, durante o São João, o cardápio é o mesmo em qualquer lugar (salve exceções) e os pratos surgem, basicamente, de um único ingrediente: o milho.

(Reprodução/Internet)
Pamonha, Canjica, Munguzá, Bolo de Milho, Milho Assado ou Cozido. Opções não faltam para quem pretende se deliciar com as comidas típicas das festas juninas e que são feitas através do cereal. Para quem não é chegado em milho, existem algumas opções e que fazem parte da culinária do São João, como Pé-de-Moleque, Paçoca, Maça Doce, Pinhão, Quindim, Rapadura, Maria Mole e outras diversas opções. Pode notar que nessa época é bem difícil reclamar de fome.

Fogueira


(Divulgação/Prefeitura de Caruaru)
Talvez, a principal marca do São João são as fogueiras. Segundo a tradição católica, foi acendendo uma que Isabel conseguiu comunicar à Maria, sua prima e mãe de Jesus, que o seu filho, João Batista, havia nascido. Hoje, nas noites do São João (24/06), é tradição acender uma fogueira em frente de casa, para celebrar o nascimento de João.

Quadrilhas


(Divulgação/Prefeitura de Caruaru)
Passando para um fator mais cultural, os desfiles e as disputas entre Quadrilhas Juninas são um espetáculo à parte. Guardando as devidas proporções, as Quadrilhas podem ser comparadas com as Escolas de Samba do Carnaval. Formadas em pequenas ou grandes cidades, as Quadrilhas passam por todo um processo de produção, confecção de materiais e ensaios, para que possam ganhar destaque durante o São João.

Geralmente, ocorrem competições na maioria das grandes capitais e pólos de festas juninas no Nordeste. Os primeiros colocados levam uma premiação em dinheiro, mas quem sai ganhando é o público, que recebe uma grande expressão de cultura e beleza.

Forró


Aviões do Forró e Wesley Safadão (Montagem/Sua Música)
Para os amantes do ritmo, junho é o melhor mês do ano, sem dúvidas. Do Pé-de-Serra ao Estilizado. Do Romântico ao Ostentação. São várias as opções de bandas e shows que são proporcionados durante o São João. No Brasil, Caruaru-PE, Campina Grande-PB e Mossoró-RN surgem como os principais pólos de festas juninas, mas as comemorações vêm crescendo bastante e várias cidades começam a ganhar destaque. Petrolina-PE, Limoeiro-PE, Amargosa-BA e Irecê-BA são alguns exemplos desse crescimento. Os grandes responsáveis são os próprios artistas, que através de canções de sucesso conseguiram colocar o Forró no grande mercado da música do país. A prova viva disso é Wesley Safadão. Com agenda lotada e sendo um dos cantores mais bem pagos, o Safadão se tornou o artista do momento no Brasil. Sucessos como "Tentativas em Vão", "Aquele 1%" e "Camarote" o ajudaram a marcar seu nome na música brasileira e, principalmente, ajudou o Forró a crescer e ser reconhecido fora do Nordeste.

Ainda discreto, o período de São João no Sul e Sudeste do Brasil é marcado, principalmente, por ações religiosas, sem muita festa, como no Nordeste. Porém, existe um agente importante capaz de mudar esse cenário: o próprio Forró. Se antes o ritmo era uma exclusividade do Nordeste, hoje os tempos são outros. São inúmeros os shows que acontecem em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e afins. 


Magníficos e Limão com Mel (Montagem/Sua Música)
Ainda discreto, o período de São João no Sul e Sudeste do Brasil é marcado, principalmente, por ações religiosas, sem muita festa, como no Nordeste. Porém, existe um agente importante capaz de mudar esse cenário: o próprio Forró. Se antes o ritmo era uma exclusividade do Nordeste, hoje os tempos são outros. São inúmeros os shows que acontecem em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e afins. 

Mas não é só o Safadão que merece todas as glórias. Tudo começou lá atrás, ainda com o velho Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que apresentou a beleza do ritmo e dos seus versos pra todos. Em um passado mais recente, nomes como Flávio José, Aldemario Coelho e Santana são alguns dos nomes que pregam a puxada do Pé-de-Serra ou Tradicional, como preferir chamar. Por outro lado, começaram a surgir os forrós românticos e estilizados, que hoje são os mais escutados, principalmente pelo público mais jovem. Magníficos, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Calcinha Preta e Aviões do Forró são só alguns nomes importantes do início dessa trajetória de colocar o Forró entre os principais ritmos do país. E, se olharmos hoje, pode-se dizer que a meta está bem perto de ser alcançada. (Por : Sua Musica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário